terça-feira, 11 de maio de 2010

PROJETO "EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR"



PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR -

ATIVIDADES PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL[i]

1) EXPLORANDO A HORTA ESCOLAR:

Nomear os tipos de vegetais plantados. Ex. Colocar plaquetas com os nomes em cada canteiro. Ler para as crianças, cada vez que levá-las para regar, arrancar os inços que estiverem entre as plantas.
Verificar os tipos (qualidade) diferentes de um mesmo vegetal plantado. Ex. Alface: lisa, crespa, aberta, fechada, diferentes tons de cores: verde escuro, verde claro, roxa (vermelha), amarela, etc.
Verificar quantidade plantada/colhida, que está maior/menor, cresceu/morreu. Fazer os cálculos antes e depois de cada visita.
No momento de regar, verificar quantos regadores será necessário encher para regar bem cada canteiro. Fazer isso, através de ajudantes. Ex: Uma criança por vez vai buscar um regador cheio e auxilia na rega, se precisar mais, vão outras crianças. E assim, ao final, verifica-se e comparam-se quantas crianças e quantos regadores foram utilizados para fazer a atividade completa.


Verificar os tipos de solo na horta. Ex. a terra onde há os corredores é igual a que há dentro do canteiro? Por quê? O que tem de diferente? Por que deve haver esta diferença? O que aconteceria se não houvesse esta diferença? Levantar vários questionamentos, registrar as perguntas e as respostas obtidas. Montar textos coletivos. Fichas de Registro, utilizando gravuras, colagens, etc.
Reproduzir a horta escolar através de maquetes, utilizando argila, massa de modelar, e outros materiais.
Através de cartazes/painéis com ilustrações, ir construindo noção espacial: dentro/fora, antes/depois, à frente/ atrás, esquerdo/direito, em baixo/ em cima, etc.
Levar objetos diferentes e relacionados com a horta para a sala de aula ou parquinho, ou até mesmo na horta, e pedir para as crianças o que pertence ou não pertence aquele contexto. Ex. bola, pá, carrinho de mão, boneca, regador, enxada, almofada, etc.
Observar que tipos de animais estão presentes no espaço da horta. Comparar tamanhos, cores, tipos, números de patas, se tem asas, antenas, se caminham, voam, rastejam, etc., registrando em cartazes/painéis, com gravuras, colagens, escrita dos nomes, classe, etc.
Trabalhar sequenciação com pecinhas relacionando as cores com os vegetais plantados na horta, comparando se tem da mesma cor, formando conjuntos de pertence e não pertence à mesma cor dos vegetais.
Construir espantalhos para serem colocados na horta escolar, explicando sua utilidade, através de histórias, encenações, dramatizações, filmes, etc. Estudando a cultura popular e a científica, comparando quem usa deste artifício ou não e por quê?

2) CUIDANDO DA NUTRIÇÃO E SAÚDE:

Fazer a colheita dos vegetais, trabalhando a manipulação e higienização dos mesmos, e após, a preparação de alguma receita simples e prática para degustação coletiva. Sentido os sabores, os cheiros, percebendo as quantidades, os tamanhos, a forma de prepará-los: crus, cozidos, inteiros, cortados, etc.
Construir painéis/cartazes com gravuras/colagens das plantas existentes na horta escolar, pesquisando e registrando suas características, época de plantio, crescimento e colheita, utilidades, vitaminas, etc.
Construir painel perto da cozinha e/ou refeitório para registrar o cardápio do dia, lendo para as crianças, fazendo-as saber o que irão comer naquele dia. Comparando se há vegetais, carnes, frutas, verduras, etc.
Verificar quais são os vegetais que as crianças gostam ou não que estão plantados ou que são oferecidos na merenda escolar e registrar em forma de gráficos/ tabelas.
Construir Bingo dos alimentos, com gravuras/figuras/carimbos ou pecinhas em e.v.a.
Vendar as crianças e fazer degustação de alimentos para que elas descubram qual é. Ir dizendo se é amargo, azedo, doce, salgado, duro/macio, crocante, etc.
Vendar as crianças e ir colocando os alimentos em suas mãos para que sintam/descubra através do tato qual é. Ir dizendo se é grande/pequeno, fino/grosso, liso/enrugado, etc. OBS: Podem ser colocados os alimentos em uma caixa tátil.
Construir com as crianças a dieta alimentar que cada uma tem em sua casa. Ex. pedir para os pais auxiliarem nesta atividade registrando os hábitos alimentares da criança no lar. Montar painéis, fazer comparativos, tabelas, gráficos. Discutir com as crianças quais alimentos são mais saudáveis, mais nutritivos, industrializados, naturais, etc.
Construir diferentes pirâmides alimentares, utilizando materiais diversos: recortes/gravuras, pecinhas de: plástico, biscuit, e.v.a, para melhor fixação e visualização. Comparar depois quais os alimentos é mais consumido e em que base está agrupada, que fontes de nutrição eles nos fornecem, etc., que doenças previnem ou causam quando não utilizados ou utilizados em excesso.
Produção de paródias de cantigas de roda ou versinhos infantis.
Dramatizações de músicas e poemas.
Confecção de jogos em e.v.a utilizando frutas, verduras, legumes, materiais recicláveis, tipos de lixo, etc.: dominó, dados, jogo da velha, trilha, etc.

3) PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE:

Trabalhar a coleta seletiva do lixo produzido na escola, se não houver lixeiras próprias, construir alternativas com latões, baldes velhos, caixas de papelão, etc. pintando-os nas cores corretas para cada tipo de lixo.
Verificar o tempo de decomposição do lixo produzido na escola, comparando-os com os diferentes tipos de matérias que os compõem. Ex. sacos plásticos, papéis, latas, vidros, plásticos, borracha, vegetais: legumes, verduras, frutas, restos da merenda escolar etc. Registrar em cartazes, painéis, gráficos, etc.
Verificar onde e como é produzido, armazenado e descartado o lixo produzido pela escola. Ex. Quem é responsável por ele? Como o produzimos? Em que quantidade? Há coleta, quem faz, quando, como? Entre outros questionamentos. Registrar em forma de texto coletivo, pesquisa, painéis, cartazes, gráficos, tabelas, etc.
Fazer campanha de arrecadação de materiais recicláveis (embalagens de plástico, papel, caixas de papelão, garrafas e tampinhas pet, caixas de leite ou sucos, etc.) para realizar oficinas e confecção de jogos e brincadeiras. Ex. boliches, bilboquê, puxa-estica, dados gigantes de caixa de papelão, caixas para atividades táteis com caixas de sapato, dominó com caixas de leite/fósforo, casinhas/castelinhos/foguetes, trilhas, resta um, etc.
Construir Bingo dos diferentes tipos de lixo produzidos na escola/casa, com pecinhas em e.v.a, gravuras/figuras.
Realizar gincanas, com atividades e brincadeiras individuais e coletivas, onde as crianças possam construir hábitos e consciência da importância de se preservar o meio ambiente e, principalmente o seu meio social, neste caso, a escola, a sala de aula, o parquinho, o refeitório, o banheiro, etc.
Registrar de forma lúdica, através de cartazes/painéis quem ajuda a cuidar de sua sala, utilizando para o registro algo chamativo, em e.v.a, como estrelinhas, cestinhos de lixo, vassourinhas, etc.
Construir objetos de decoração, arte e utilidade, com materiais recicláveis. Ex. vassoura de garrafa pet, móbiles de cd/dvd inutilizados, porta papel higiênico, etc.
Criar slogan para ser utilizado na escola referente à preservação do meio ambiente, registrando-os em papel reciclado e distribuindo-os nas famílias, na comunidade, na sociedade, através de panfletos, folder, cartazes, etc.
Programar uma caminhada ecológica, visitação, passeios, para observação do meio ambiente ao redor da escola, na cidade, e se possível na zona rural, para verificar como é tratado o meio ambiente em diferentes espaços e paisagens. Verificando os tipos de solo, relevo, hidrografia, vegetação, animais, habitação, meios de transporte, produção de lixo, preservação, etc.

4) SUGESTÕES DE LEITURA PARA ATIVIDADES E DRAMATIZAÇÕES:

Que horta – Tatiana Belinky
Saladinha de queixas – Tatiana Belinky
Comilança – Fernando Vilela
Camilo, o comilão – Coleção Batutinha
O rapto das cebolinhas – Maria Clara Machado
O cântico da terra – Cora Coralina


[i] Sugestões elaboradas e compiladas por Regina Maria Brito, pedagoga pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - UNOESC – São Lourenço D’Oeste – SC. Diretora do CEI Nilci Sander e Multiplicadora do Projeto Educando com a Horta Escolar em Campo Erê – SC.






PARÓDIA DA MÚSICA “TINDOLELÊ” (XUXA)

CRESCENDO COM PRAZER
(Autora: Regina Maria Brito – Interpretação: Netinho e Êla)

NOSSO POVO ESTÁ AQUI
ESTÁ AQUI
TODO MUNDO VAI PLANTAR
VAI PLANTAR
TODO MUNDO ESTÁ FELIZ
TODO MUNDO ESTÁ FELIZ
COM A HORTA ESCOLAR

MAIS UM
MAIS UM

TODO MUNDO É APRENDIZ
É APRENDIZ
TODO MUNDO VAI REGAR
VAI REGAR
TODO MUNDO SEMPRE DIZ
TODO MUNDO SEMPRE DIZ
SE PLANTANDO TUDO DÁ

PLANTANDO CERTO
CUIDANDO MUITO
NOSSA COLHEITA VAI TER ALEGRIA
PLANTANDO CERTO
COLHEMOS FRUTOS
NOSSA MERENDA TEM MAIS ENERGIA

EU QUERO VER
CRESCER NO CHÃO
E VEM CRESCENDO
ACONTECENDO A BROTAÇÃO

EU QUER TER
NO SACOLÃO
EU VOU COLHENDO
E VOU COMENDO DE MONTÃO

EU QUERO, EU QUERO
EU QUERO VER
VOCÊ COMER
MUITAS VERDURAS
E LEGUMES PRA CRESCER
MUITA SAÚDE
SEI QUE VOU TER
EU ME ALIMENTO
E VOU CRESCENDO COM PRAZER

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